A atividade turística perpassa a venda de hospedagem, refeições e souvenires, pois tem a capacidade de se integrar a produção local: pode ser constituída a partir da produção agrícola, industrial, artesanal, da natureza existente, da gastronomia local, da cultura e folclore, entre muitas outras formas de integração.
Investir no turismo pode ser uma alternativa para empreender em um novo negócio ou para complementar um negócio existente.
Atualmente a atividade está entre as mais importantes formas de investimento financeiro mundial, mesmo sem a necessidade de abrir seu próprio negócio.
Diante desse cenário a Secretaria de Comércio e Turismo criou o Programa Invista no Turismo de Antônio Prado visando proporcionar ideias, conhecimento, caminhos, qualificações e parcerias para facilitar o sucesso de quem deseja investir no turismo.
O setor tem assumido relevância cada vez mais significativa na economia do município, mas nem sempre é fácil entender como desenvolver a atividade a partir de uma produção já existente, iniciar um empreendimento novo ou até mesmo quais são as formas possíveis para investir no turismo local.
Entre as dúvidas estão, quais são os caminhos legais? Que meios existem para conseguir financiamentos? Existem leis de incentivo municipais? Como posso me qualificar? Que segmento turístico devo seguir? Para investir no turismo preciso abrir um negócio? Muitas vezes as dúvidas são tantas que o caminho fica difícil de ser percorrido.
O Invista no Turismo de Antônio Prado vem para auxiliar nestas dúvidas e para mostrar possíveis caminhos. Ele não é um programa estático, pois estará em constante movimento com atualizações, entrevistas com pessoas de relevância, constantes qualificações e trará as novidades e tendências do setor, estando dividido em categorias:
a) Notícias, entrevistas e vídeos informativos/educativos – periodicamente serão gerados conteúdos com notícias sobre novidades e tendências do setor, entrevistas com pessoas de relevância, bem como, vídeos informativos e educativos no segmento turístico.
b) Qualificações – serão proporcionadas qualificações em vários setores que envolvem a atividade turística e se buscará constantes parcerias com entidades de classe locais e regionais, bem como demais parcerias que se fizerem necessárias conforme demanda.
c) Linhas de Crédito – serão disponibilizadas as principais linhas de crédito que o mercado financeiro disponibiliza, algumas especificas para o turismo e outras que o setor se encaixa nas propostas, facilitando o estudo de qual linha se encaixa melhor na demanda de cada um que procura por financiamento.
d) Leis de Incentivo Municipal – o município dispõe atualmente de três leis de incentivo ao turismo que podem ser solicitadas caso haja interesse e que o objeto do projeto seja compatível com as leis. Novas possíveis leis de incentivo poderão ser criadas conforme demanda da atividade.
e) Cadastur – Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos – é o sistema on-line de cadastro de empresas e profissionais do setor de turismo. Seu objetivo é promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil.
f) Formalização de sua empresa – serão disponibilizadas informações de como formalizar seu negócio perante a lei. Serão informações sobre abertura de MEI, Micro Empresa, CNAE’s corretos para cada atividade, bem como, informações de como acessar a sala do Empreendedor do município.
Acompanhe as mídias sociais do turismo e para mais informações entre em contato pelo WhatApp (54) 3293-1500. Você também pode visitar a Secretaria de Turismo.