Antônio Prado

Film Commission

Se uma imagem vale mais que mil palavras, uma imagem em movimento vale muito mais!


O que é:

É uma organização que atrai e incentiva produções audiovisuais, ou seja, tem por objetivo captar e assessorar produções audiovisuais, sejam elas séries, documentários, longas, curta-metragens, web ou publicitários. A função básica da FC é oferecer o atendimento aos produtores com a estrutura e logística necessárias para facilitar as filmagens.

Porque criar um Film Commission em Antônio Prado?
Antônio Prado tem uma infinidade de atrativos culturais e naturais únicos e que frequentemente chamam a atenção de grandes produtores de Audiovisuais. O objetivo é organizar este setor em ascensão.
Um filme, seja da indústria cinematográfica ou publicitária, movimenta a economia local quando abriga uma equipe para filmagens (rede hoteleira, gastronômica, comércio, entre outros), e principalmente ganha visibilidade com mídia espontânea de forma momentânea e duradoura. Quanto as possibilidades do uso no turismo, os locais onde acontecem as divulgações podem ser sinalizados para posteriormente atrair visitantes curiosos pelos bastidores das produções.

 

 

Locais em Antônio Prado utilizados para gravações

Filme "O Quatrilho" (1995)

O filme inspirado no livro de mesmo nome, do escritor José Clemente Posenato, é uma das principais obras do cinema brasileiro, tendo sido indicado ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro, em 1996. Dentre as atrizes do longa, destacam-se Patrícia Pilar e Glória Pires. No filme, as ruas do Centro Histórico deram vida à cidade de Caxias do Sul.

Comercial de Natal Coca-Cola (2015)

A Coca-Cola Company escolheu a Linha 21 de Abril como um dos locais de gravações do seu comercial de Natal em 2015.

 

Série "Desalma", da Globoplay (2019, 1° temporada | 2021, 2° temporada)

Antônio Prado brilhou como a cidade fictícia de Brigda, uma cidade de imigrantes ucranianos. Foram usadas para as locações o Centro Histórico e a Linha 21 de Abril. Destaca-se um dos casarões tombados, a "Farmácia Palombini", como o Cinema de Brígida. E na Linha 21 de Abril, a casa da dona Carolina Beltrame, como a residência das personagens Geovana (Maria Ribeiro), Melissa (Camila Botelho) e Emily (Julia Melo).