Notícias

Turismo aumenta quase 400% em 2023

29/05/2023

Turismo aumenta quase 400% em 2023

Levantamento é referente ao mesmo período de 2019, ano anterior ao início da pandemia de Covid-19

Turismo aumenta quase 400% em 2023

Um levantamento realizado pela Secretaria de Comércio e Turismo aponta o crescimento gradativo do turismo nos últimos três anos. Os dados indicam que o número de turistas supera os patamares obtidos em 2019, ano anterior ao início da pandemia de Covid-19.

Uma das formas de mensurar o crescimento do turismo é pelo Livro de Presenças do Museu Municipal - Casa da Neni. De janeiro a abril de 2019, o Museu registrou 670 visitantes, no mesmo período de 2022 foram 1.275, já em 2023 foram 2.468. Ou seja, em relação ao período de janeiro a abril de 2019, o mesmo período de 2023 contabiliza o aumento de 368,36% no turismo.

Segundo Patrícia Schenkel, Secretária de Comércio e Turismo, a assinatura nos Livros de Presenças é voluntária, e muitas vezes apenas um membro da família assina o mesmo, mas mesmo assim é um importante indicador de dados. “Turismo é um produto intangível, mas possui formas de mensuração, como os livros de presenças, hospedagem na rede hoteleira e em sites como o Airbnb, a demanda gastronômica, os agendamentos feitos por agências de viagens, entre outros”, explica a gestora, destacando em todos esses seguimentos foi possível perceber o aumento de turistas.

De acordo com a gestora, o aumento é resultado dos esforços da Administração Pública em realizar diversas ações de fomento ao turismo, como criação de novos roteiros, organização do “produto Antônio Prado” e aumento na divulgação, criação de políticas públicas para o turismo, bem como a busca constante de parcerias com entidades e trade turístico.

As atividades desenvolvidas pela Secretaria de Comércio e Turismo podem ser conferidas no site oficial ou pelo Facebook  e Instagram 

Fonte: Mayara Farias - Ascom Turismo / Foto: BeppiTur

Outras Notícias