Notícias

Antônio Prado investe em Turismo de Aventura e Ecoturismo

24/04/2023

Antônio Prado investe em Turismo de Aventura e Ecoturismo

Roteiros de Cicloturismo e Caminhadas fomentam o comércio local e incentivam o surgimento de novos empreendimentos

Antônio Prado investe em Turismo de Aventura e Ecoturismo

Quem passa pelo interior de Antônio Prado encontra novas placas de sinalização. As placas que ligam a área urbana a rural, tanto do lado leste quanto oeste do município, fazem parte dos Roteiros de Cicloturismo e Caminhadas, lançados no domingo (16).

A iniciativa de implantar rotas é da Administração Pública por meio da Secretaria Municipal de Comércio e Turismo com apoio da agência local do Sicredi Ibiraiaras, que proporcionou o projeto técnico.

Conforme a Patrícia Schenkel, Secretária de Comércio e Turismo, o Turismo de Aventura e o Ecoturismo estão em alta no mundo todo, e Antônio Prado não poderia perder a oportunidade de entrar nesses segmentos em expansão. “São modalidades de turismo que utilizam, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivam sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das comunidades”, explica a gestora.

Os roteiros irão levar os apaixonados pelo Turismo de Aventura e pelo Ecoturismo ao interior do Município, fomentando o comércio local e incentivando o surgimento de novos empreendimentos. “São atividades que levam pessoas para a área rural, possibilitando a diversificação da atividade produtiva, gerando renda complementar, agregando valor aos produtos, aumentando a autoestima dos produtores rurais e possibilitando a manutenção das famílias no meio rural”, avalia Patrícia.

De acordo com a Secretária, mais duas rotas deverão ser lançadas. “Trabalhamos com várias frentes de trabalho, visando atrair turistas e proporcionar aos pradenses atividades de cultura e lazer o ano todo”, destaca.

 

Os Roteiros

A Rota 1 passa pela Capela Nossa Senhora de Fátima, Pórtico de Entrada, Capela Nossa Senhora de Caravaggio, Canto do Encantador, Capitel Santa Bárbara, Igreja Monte Bérico, Ferraria do Marsílio, Casa Azul da Dona Carolina, Armazém do Prado, Linha 21 de Abril – Cenário de Cinema, Moinho Francescatto, Capitel São Domingos, Capitel Santo Expedito e Doces Dona Margarida, totalizando 19,8km.

Já a Rota 2, que conta com 30,1km, percorre as Escadarias da Fé, Gruta Natural, Capitel Nossa Senhora do Rosário, Capitel Nossa Senhora Aparecida – Capelinha Nossa Senhora do Caravaggio – Santo Expedito, Igreja Santa Líbera, Cascata da Usina, Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, Igreja Santa Lúcia, Vinícola Zanella, Igreja São Roque, Igreja Nossa Senhora da Saúde, Casa Centenária da Família Slavieiro – Bar da série Desalma, Capitel Santa Bárbara, Capitel São Francisco de Assis, Pousada de Rossi, Igreja Santo Isidoro e Capitel São Marcos.

Os Roteiros podem ser acessados diretamente no site da Secretaria de Comércio e Turismo https://antonioprado.tur.br/roteiros/caminhos-do-prado-cicloturismo-e-caminhada

 

Fonte: Mayara Farias / Foto: Luana Lacerda

Outras Notícias