Notícias

Projeto turístico em Antônio Prado é destaque em premiação de inovação

11/07/2022

Projeto turístico em Antônio Prado é destaque em premiação de inovação

João Pedro Ghinzelli, jovem empreendedor pradense, ficou em 3º lugar entre 52 projetos inscritos

Projeto turístico em Antônio Prado é destaque em premiação de inovação

Inspirado na história do avô, imigrante italiano, e também na natureza exuberante da região e o interesse pelas possibilidades do turismo, João Pedro Ghinzelli, de apenas 24 anos, criou um projeto vencedor: o Parque Colonial Moinho Ghinzelli.

A partir da indicação da Secretaria de Comércio e Turismo de Antônio Prado, João inscreveu seu projeto no Pitch + Valor, iniciativa do Sicredi Ibiraiaras para incentivar o empreendedorismo jovem, buscando potencializando ideias de negócios e auxiliá-las a saírem do papel. No dia 25 de junho de 2022, em Nova Prata, em um evento presencial com painéis de inovação e empreendedorismo e também mentorias, João teve a oportunidade de defender sua ideia.

Em apenas 5 minutos de apresentação o João conseguiu cativar e emocionar a banca, demonstrando as imensas possibilidades do Parque Colonial Moinho Ghinzelli, consagrando-se 3º colocado entre 52 participantes.

O Parque Colonial Moinho Ghinzelli é um parque em meio a natureza exuberante, sendo o coração do projeto a Casa Moinho Ghinzelli – edificação centenária, construída em 1894 pelo avô de João.

O objetivo principal do projeto, que requer a restauração da casa e estruturação do entorno, é a preservação da história do lugar, das origens da família e também da italianidade presente em Antônio Prado, transformando o parque em um espaço de convivência, vivenciando experiências profundas ou, como cita João, “emergir na história e sentir-se em casa mesmo estando longe de casa”.

Dentre as amplas possibilidades, os visitantes poderão percorrendo trilhas, descansar na margem do rio, conhecer sobre a fauna, flora e a história da região, além de degustar o melhor da gastronomia típica ou realizar eventos. Ainda, uma nova e tranquila possibilidade de local para trabalho remoto.

Nascido em Antônio Prado, João sempre se sentiu tocado pelo conjunto arquitetônico tombado e sempre desejou conhecer a história de cada edificação além do externo, podendo adentar em cada construção.

Tendo isso em mente, com o Parque Colonial Moinho Ghinzelli deseja aproximar o jovem da história e mostrar novas possibilidades de desenvolvimento de negócios sem que seja necessário deixar a terra natal, mas sim atrair visitantes e investimentos.

“O principal é que eu gostaria que os jovens compreendessem que dá para investir, dá para continuar na colônia e empreender no turismo ao invés de ser funcionário em uma empresa pelo resto da vida.”

Participar do Pitch + Valor proporcionou um impulso, motivando-o a dar andamento no projeto, a buscar parcerias que viabilizem a concretização do negócio.

“Com essa indicação do Sicredi, reacendeu a chama. Ficar entre os três finalistas foi muito mais motivador porque todos que passaram por mim lá disseram ‘quero ir no Moinho, quero conhecer’ e todos os engenheiros, arquitetos e técnicos que passaram por mim também disseram que com certeza daria certo. É possível.”

Além dos conhecimentos e insight do evento e da premiação em dinheiro, João receberá assessoria e consultoria dos técnicos da Sicredi para que o Parque Colonial Moinho Ghinzelli se torne realidade.

Outras Notícias